Bem vindo ao blog do Coronel Sabino Cavalcante!

Sabino Vieira Cavalcante

Nasceu na cidade de Pedra Branca - Ce no dia 13 de Setembro de 1897.
Foram seus pais: Ernesto Vieira Cavalcante e Adelaide Coelho Silva.
Iniciou seus estudos em sua terra natal, onde fez o curso primário, Tendo em seguida se transferido para Fortaleza-Ce ingressando no tradicional colégio D. Luís.
Na cidade de Recife-Pe ingressou na Faculdade de Direito, logo abandonando-a e retornando para Pedra Branca para ingressar na vida política.
Foram vários seus mandatos públicos, sendo eleito pela primeira vez vereador para o período de 1920 a 1924.
Em seguida, foi reeleito vereador para o período de 1924 a 1928.
Nesse mesmo ano foi eleito Prefeito Municipal numa acirrada disputa contra o tradicional chefe político Augusto Vieira.
Desde então assumiu defenitivamente a liderança política que perdurou por mais de meio século, ora como prefeito, ora como vereador ou elegendo quem por ele fosse apoiado.
O seu nome e seu prestígio ficaram conhecidos em todo o Estado. Na época da eleições, os candidatos ao governo procuravam o seu apoio porque sabiam que assim obteriam um bom número de votos em Pedra Branca. Na Assembléia Legislativa, ajudou a eleger seu sobrinho Deusimar Lins Cavalcante e, na Câmara Federal, outro sobrinho, Álvaro Lins Cavalcante.
Casou-se no ano de 1937 com Amada Vieira Cavalcante com quem teve os seguintes filhos:
-Ernesto Vieira Cavalcante (in memoriam);
-Benício Vieira Cavalcante (in memoriam);
-Sabino Vieira Cavalcante Filho; (in memoriam)
-Antoinete Vieira Cavalcante;
-Janete Vieira Cavalcante;(in memoriam)
-Gerda Vieira Cavalcante;
-Ana Adélia Vieira Cavalcante;
-Salomé Vieira Cavalcante;
-Joana D'Arc Vieira Cavalcante;
Foi ainda Prefeito municipal nos perídos de 1950 a 1954 e 1958 a 1962, quando foi eleito deputado estadual para o quatriênio 1962 a 1966.
Gravemente enfermo, não se reelegeu para deputado estadual nas eleições do ano de 1966, tendo, entretanto, eleito seu filho Benício Vieira Cavalcante para a Prefeitura de Pedra Branca-Ce.
No dia 23 de Junho de 1970 faleceu em Fortaleza, tendo sido sepultado em sua terra natal, onde tem seu nome perpetuado em rua, avenida e colégio municipal.
Por ocasiao de seu centenário de nascimento ocorrido no dia 13 de Setembro de 1997 foi celebrada missa de ação de graça pelo vigário da paróquia Padre Geraldo Dantas.
Também foi-lhe prestada bonita homenagem na Câmara Municipal onde todos os vereadores daquela augusta casa, bem como o Prefeito Municipal Francisco Ernesto Lins Cavalcante(seu sobrinho) falaram sobre sua pessoa.
Na ocasião, foi sugerido e aprovado por unanimidade a entrega da primeira medalha Leonardo Mota(in memória), que será entregue a família.
Referida medalha destina-se aos filhos ilustres de Pedra Branca.